Nos primórdios o homem arrastava a carga pelo chão. Hoje ele viaja até a Lua.
Quem inventou a roda ninguém saberá - as apostas mais correntes atribuem o mérito aos mesopotâmios. Mas há indícios de que o primeiro meio de transporte utilizado pelo homem nem seuqer tivesse rodas: era o couro-de-arrasto, que lembrava um trenó. Mas até hoje há quem ande a cavalo, por exemplo. Eles (e os camelos) foram domesticados para o transporte 3 mil anos antes de Cristo. Os primeiros veículos com roda e tração animal foram os carros de guerra assírios, que consistiam de uma estrutura de madeira sobre um eixo com duas rodas. Na esteira vieram as carruagens, com rodas de aros de ferro.
Os transportes modernos susgiram com a Revolução Industrial. Afinal, a necessidade de carregar carvão e ferro, na Inglaterra e na França do início do século 18, era cada vez maior. No início do século 19 surgiram as máquinas de tração a vapor: as locomotivas foram utilizadas para levar carvão entre Liverpool e Manchester, em solo britânico.
Já o primeiro dispositivo criado pelo ser humano capaz de voar não tinha asas. Foi um balão. O próximo passo seria voar em um aparelho mais pesado que o ar. Em 1883, John Joseph Montgomery tornou-se a primeira pessoa a fazer um voo controlado em um planador. Já a primeira viagem realizada em uma máquina mais pesada que o ar, capaz de gerar potência e sustentação, aconteceu no século 20. O passo seguinte seria conhecer o espaço. Nasciam os foguetes espaciais, acelerando a corrida pela conquista do Universo. Mas as altas velocidades também encurtariam distâncias na Terra com os trens-balas. Sabemos que, o ser humano não se contenta com suas obras e fica no ar uma única pergunta. Qual será o próximo passo do homem?
(Costa Júnior)
(Helison Cleiton)
Nenhum comentário:
Postar um comentário