Não permita que sua vida seja um quadro pintado por outros... Pinte você mesmo a tela de sua vida.

Não permita que sua vida seja um quadro pintado por outros... Pinte você mesmo a tela de sua vida.

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Aula 10.02.2012

A História é, essencialmente, o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço, u seja, como os seres humanos viveram, como cada sociedade organizou seu espaço, transformou paisagens, definiu sua cultura, costumes etc..., enfim, como constituiu sua IDENTIDADE.
IDENTIDADE: conjunto de características próprias do indivíduo ou grupo humano que possibilita sua identificação ou reconhecimento.
A palavra História originou-se na Grécia e significa “investigação”, “informação”. A palavra História foi usada pela primeira vez na Grécia por Heródoto, o primeiro autor de uma narrativa histórica, por isso é considerado o “pai da História” e o primeiro historiador. Seu livro, Historiai (Histórias), foi escrito por volta de 400 a.C. e relata as Guerras Médicas, entre gregos e persas. Na antiguidade já havia escolas, mas somente nos séculos XVIII e XIX a disciplina História começou a fazer parte delas. No início, ensinavam apenas as história dos grandes heróis e os principais fatos históricos. Foi no século XX que a História se transformou na área do conhecimento que estuda as transformações das sociedades humanas no tempo.  A partir da investigação, a História descobriu que toda sociedade é fruto das comunidades que a antecedem, isso que dizer que os usos, os costumes, enfim, as características sociais, econômicas e culturais transmitidas foram determinantes para a organização atual. A reflexão sobre o passado, recente ou distante, ajuda-nos a analisar nosso cotidiano e, assim, interferir no presente e planejar o futuro.
Quem investiga a história? Já se perguntou como costumava ser o lugar onde mora antes de você chegar? Com base e indagações como essa, os pesquisadores analisam vestígios históricos e vão construindo suas versões sobre os acontecimentos. Os pesquisadores da história chamam-se historiadores.
Vestígios: indícios da presença de seres humanos em determinado lugar ou época, como restos de objetos, fósseis, sinais gravados em pedra etc.
Historiador: são os profissionais graduados no curso de História. Eles são especializados nesse estudo.
As principais ferramentas de trabalho do historiador são as fontes históricas. É a partir do estudo delas que o historiador busca informações para desvendar o passado.
Fontes históricas: são todos os vestígios deixados pelos seres humanos, como objetos, documentos escritos, imagens, canções, construções etc.

Tudo o que temos, vemos e ouvimos é datado e se torna marca da época em que vivemos.

Nenhum comentário: